Em breve...
3 Cores Que Pintam Sua Vida.

3 Cores Que Pintam Sua Vida.

Sabia que uma destas não era vista até pouco tempo?

Estamos cercados de cores para onde quer que miremos os nossos olhos. A percepção dessas cores, se deve ao fato de termos três tipos de receptores de luz (cones) que respondem à luz vermelha, verde e azul que nos permitem perceber o espectro das cores que vemos. Mas não enxergamos tantas cores assim.

Imagina você andando com seu cachorro num jardim, em um dia ensolarado, em plena primavera, com todas aquelas flores lindas e borboletas ao redor, e de repente no horizonte começa a cair aquela chuvinha, e logo se mostra pra você um arco-íris com todas aquelas cores irradiantes. Você ama o seu cachorro, e ao olhar para o arco-íris você vira pra ele e diz “que pena meu cãozinho, que você não pode ver as cores que vejo”. Isso porque você sabe que os cães só possuem dois tipos de receptores que respondem à luz verde e azul. Mas bem ao seu lado, o maior privilégio é o das borboletas que possuem 5 tipos de receptores que as fazem enxergar cores que nosso cérebro não processa. Isso também acontece com as galinhas que também possuem cinco receptores, só perdendo para as lagostas-boxeadoras que só possuem “míseros” 16 receptores de luz, uma “mera” percepção que vai do espectro ultravioleta ao infravermelho. Conseguiria imaginar a explosão de cores e o escândalo de luz que seria o arco-íris visto pela lagosta-boxeadora? O arco-íris “só” possui mais de 1 milhão de cores.


Na escola aprendemos que as cores primárias são: vermelho, amarelo e azul, e que a mistura delas fazem as secundárias. Ao longo do tempo vamos aprendendo que as cores tem grandes influências em nossas emoções. Por exemplo, a cor vermelha pode expressar força, amor, energia, paixão, poder, excitação. Foi a primeira cor a ser batizada e recebe esse nome por causa de um inseto hoje chamado de cochonilha, e que na época por não existir outro método de tingimento, era esmagado para extrair o vermelhão. O inseto era chamado de “vermicullum” no latim, que significava vermezinho. Existem 105 tons de vermelho catalogados, e as mulheres enxergam mais quantidade de tons do que os homens, por causa do cromossomo X que é o denominador do sexo do ser humano (as mulheres possuem dois cromossomos X enquanto que os homens possuem um par XY). O cromossomo X é o responsável por alojar os genes produtores das opsinas (proteínas da retina que permitem a visão colorida em seres humanos) vermelha e verde.

jon-smith-photography-04
A cor amarela é a que melhor representa felicidade. Com 115 tons catalogados, é brilhante, energizante, acolhedora, estimulante. A origem do nome amarelo, tem relação com a secreção amarga e amarelada da bílis expelida pelo fígado por causa de uma desfunção no organismo e que deixava a pessoa com um aspecto amarelado, e era chamada de “humor amargo” que em latim é amarus e tem como diminutivo “amarellus”.

jon-smith-photography-03
O azul com 111 tons catalogados, é a cor favorita de quase metade do mundo. Simboliza tranquilidade, simpatia, amizade, harmonia, fidelidade, confiança, integridade. Mas até relativamente pouco tempo atrás, o azul não existia. Não havia uma palavra para definir a cor, e como não havia uma palavra, constatou-se em uma pesquisa que a cor não era enxergada. Nos escritos antigos, quando se mencionava o céu por exemplo, se falava do vermelho da aurora, do sol, nuvens e relâmpagos, mas nunca do “azul celestial”. O azul foi a última das cores a ser definida. E seu nome veio como referência a uma pedra preciosa chamada “lápis-lazúli”. Foram os egípcios a primeira cultura a produzir o pigmento azul, chamado de “azul cerúleo”. A verdade é que não se encontra com facilidade algo que seja azul na natureza. A não ser algumas aves, borboletas, o céu, “o mar” que na verdade é transparente e só reflete o azul do céu. O resto é artificialmente criado pelo homem. De fato é uma cor rara na natureza e hoje em dia não se imagina a vida sem ela.

jon-smith-photography-06
A maioria das cores que vemos ao nosso redor, principalmente as impressas, são feitas pela mistura dessas 3 cores primárias. Uma técnica muito conhecida de mistura dessas cores é a quadricromia, onde se acrescenta junto a essas três cores primárias, a cor preta. A técnica é também conhecida como CMYK (Cyan – Magenta – Yellow – Black), sistema existente nas impressoras. O processo de mistura dessas cores é também muito utilizado na serigrafia, que usa quatro telas de ceda (silk screen), uma pra cada cor, e essas telas são sobrepostas em uma sequência para obter as tonalidades presentes na imagem. Dá um efeito muito bonito e é a forma mais tradicional de se estampar camisetas e outros tipos de superfícies.

cmyk farb gläser isoliert
Tem muito a se dizer sobre as cores e seus significados, e não dá para negar que elas nos influencia constantemente ao longo do dia. Imagina você, como seria sem graça uma vida só em preto e branco. Como por exemplo, essa imagem pode até parecer bonita em preto e branco, mas ela colorida é muito mais.

Então, com que cor ou cores você vai pinta a sua vida?

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho